Consultar o FGTS pela internet – Saiba como!
Hoje em dia muitas pessoas tem dúvidas sobre como consultar o FGTS, e algumas delas ainda acreditam que isso é só possível indo até uma agência. Antes de mais nada é importante saber que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito que todo trabalhador que possui carteira de trabalho assinada tem. Sendo assim, o FGTS é uma indenização que o trabalhador tem como garantia caso ele seja demitido, por exemplo.
Durante todo mês o empregador deposita 8% da sua renda na conta do FGTS, dessa maneira ele tem o direito de receber sendo o valor baixo ou alto.
Vale lembrar que a cada novo emprego uma nova conta para deposito do FGTS é criada, deste modo, não precisa se preocupar pois todas as contas estarão vinculadas ao seu CPF.
Deste modo, o FGTS é um benefício interessante, pois ajuda o trabalhador caso ele seja demitido, pode ajudar em compras para casa, a construir, a pagar contas e muito mais.
Realize a consulta do seu FGTS pelo celular
Antes de mais nada, para poder consultar o seu FGTS pelo celular será necessário seguir um passo a passo pelo seu celular de maneira rápida e fácil. Sendo assim, conheça os procedimentos a seguir:
Passo 1
Primeiramente baixe o aplicativo do FGTS em seu celular.
Passo 2
Caso você já tenha uma conta é só clicar em Entrar e digitar os números do seu CPF. Entretanto caso ainda não tenha uma conta será preciso se cadastrar clicando em criar uma nova conta e seguir as informações que serão exibidas.
Passo 3
Ao entrar no aplicativo clique no ícone do usuário ou no seu nome.
Passo 4
Assim que realizar todos esses procedimentos será informado o número do seu PIS e você terá acesso a todas as informações sobre o seu FGTS clicando na opção de “Trabalhador”.
Sendo assim, todo o processo para fazer a consulta do seu FGTS é feito pelo aplicativo em seu celular. Dessa maneira todos os procedimentos acontecem de forma simples e rápida.
Realize a consulta do seu FGTS pelo computador
Caso deseje consultar seu FGTS pelo computador também é preciso seguir alguns passos.
Em primeiro lugar será necessário acessar o portal meu INSS. Em seguida clique em Entrar e insira o seu CPF. Por fim, clique no ícone de usuário ou no seu nome e seu PIS será informado, depois disso você terá acesso ao seu FGTS. Viu como é simples?
Regras atualizadas do FGTS
Em setembro de 2019 o Governo disponibilizou o saque do FGTS tanto para contas ativas quanto para contas inativas, ou seja, o trabalhador pode sacar de todas as contas de FGTS que ele tiver, mesmo que ela seja do emprego antigo ou se outros empregos que já teve.
Entretanto, o saque é limitado e o valor máximo por conta é de R$500,00, ou seja, o trabalhador pode realizar saques de R$500,00 em todas contas que já possuiu.
Quando posso sacar o FGTS?
Antes de mais nada é importante lembrar que o FGTS só pode ser sacado em algumas ocasiões como:
- Desastres naturais;
- Aposentadoria;
- Suspensão do trabalho avulso;
- Caso houver o falecimento do trabalhador;
- Demissão sem justa causa;
- Quando a conta ficar sem deposito por 3 anos consecutivos;
- Caso o trabalhador fique 3 anos fora do regime FGTS;
- Se o trabalhador estiver em estado terminal;
- Quando tiver mais de 70 anos de idade;
- Caso o titular da conta esteja com câncer ou HIV.
Sendo assim, o FGTS só pode ser sacado caso houver algumas das ocasiões acima. Entretanto, caso o saque for solicitado de contas ativas ou inativas existe uma certa organização a ser feita para que isso não vire a “famosa bola de neve” e o trabalhador não tenha problemas.
Vale lembrar que o benéfico é sacado de acordo com o mês do seu nascimento. Portanto, é de extrema importância consultar a tabela antes de ir ao banco.
Deixe um comentário